Porto _> Santiago de Compostela = 240 Km


LINK's
                             Catedral de Santiago (nave central)....    Catedral de Santiago (nave lateral).... 
                             Tui....    Muxia....    Fisterra....  


    Porto > Santiago de Compostela
    Ver as fotografias: Slideshow (photos.google.com)




    Santiago > Fisterra > Muxía > Padrón
    Ver as fotografias:   Slideshow (photos.google.com)




    Tradução da Compostela:

    "O capítulo desta Venerável Igreja Apostólica e Metropolitana Compostelana, guardião do selo do Altar do Bem-aventurado Apóstolo Thiago, que a todos os Fiéis e Peregrinos vindos de todo o Orbe terrestre, por sentimento de devoção ou por motivo de promessa, à morada de Nosso Apóstolo Patrono e Protetor dos Espanhóis, São Thiago, fornece autêntico certificado de visitação, a todos e a cada um que vier examinar esta presente, faz saber que (nome do peregrino) visitou devotamente este sacratíssimo Templo por motivo de fé. A ele confiro o presente documento como testemunho, munido do selo desta mesma Santa Igreja.

    Data de Compostela, dia ... do mês de .... do ano do Senhor .... . Secretário Capitular"

    E no selo do documento está escrito: "Selo do Capítulo de São Thiago de Compostella"




     Fisterra ( certificado ) 
    Muxía ( certificado )


    *** OUTROS ***

    Pórtico da Glória depois do restauro (2018) © Praza Pública
     


    Cammino Portoghese centrale 2011_Video


    Luiz Gaspar in Facebook:
    "...pensar que os meus caminhos são feitos por trilhos de terra, pelo meio dos campos, por caminhos de pedras soltas e pontes feitas de troncos e não pela N550, que o meu ar condicionado é o azul dos céus, a água dos riachos e a chuva que cai quando menos se espera, que os meus hotéis são os refuxios de peregrinos ou, quando não os há, qualquer palheiro ou telheiro onde estender o saco-cama, que duche ou jacuzzi não me fazem qualquer falta enquanto houver chuva e ribeiros, que os meus restaurantes são bocadillos de bom pão galego com um qualquer embutido comprado numa lojeca de aldeia, que a minha companhia no caminho, além de outros peregrinos de todas as nacionalidades e credos, com quem nunca se discute mas tudo se partilha, até a vida, são os pássaros, os cães que caminham alegremente a meu lado, que chego a Muxía e se não abalo a pedra, é a pedra que me abala, que ao chegar a Fisterra e ao olhar o mar sinto que nada termina ali mas tudo começa de novo."


    En memoria de D. Jenaro Cebrián Franco
    "Ayuda a aquel con quin caminas para que lleques hasta Aquel con quien deseas quedarte para siempre"


    What would Budda say?
    "Budda was asked "What have you gained from meditation?" He replied "Nothing! However let me tell you what I have lost. Anger, anxiety, depression, insecurity, fear of old age and death.
    I wonder if it is really possible to quantify what we lose and gain from our Caminos. I suppose I could start by realising that I have lost some of the past and gained a more of the present and future. I think I have gained being at peace and at one with myself.
    "




    Matinée ( 4 ans ) nos dibujó su Camino. Como vemos ha sido bastante largo:

    -História ( YouTube links ):